quarta-feira, 27 de março de 2013

Entre a realidade e a ficção


Para escapar dos problemas da vida real, a protagonista vai ao cinema



Após um dia estressante, no qual tudo dá errado, a sua vontade é de relaxar, assistir a um filme e esquecer o mundo real? Assim é a vida de Cecília, personagem do filme A Rosa Púrpura do Cairo, escrito e dirigido por Woody Allen, e vencedor do Bafta de melhor filme e melhor roteiro original de 1986.  Casada com um marido abusivo, a protagonista trabalha em um restaurante durante a época da Grande Depressão (1929), período de pobreza e desemprego, enquanto seu esposo participa de festas, bebedeiras e jogos. Ela encontra no escuro do cinema o seu refúgio, escondendo-se num mundo de glamour, romance e aventura dos filmes antigos de Hollywood. Cecília só não esperava que um dos personagens do filme saísse das telas e aventurasse pelo mundo real, um mundo de novas sensações e mistérios, ao mesmo tempo em que sua falta no filme comprometesse, não somente a sua exibição, mas também a imagem dos produtores, roteiristas e, principalmente, do ator em ascensão que o interpretou.
Fazendo referência à própria indústria cinematográfica, com personagens intencionalmente caricatos e utilizando-se de humor leve, o filme é uma crítica à alienação do espectador, que vive por meio dos filmes, ao invés de se posicionar e agir em sua vida. Como Cecília, que deveria escolher entre o mundo perfeito, porém irreal dos filmes, e o falho, porém verdadeiro, da realidade. Além do roteiro, uma das qualidades do filme é a construção do clima dos filmes antigos de Hollywood, seja tanto no filme fictício como na trilha sonora, com destaque para a música “Cheek to cheek”, interpretada por Fred Astaire, que toca no início e no fim do longa-metragem.
A Rosa Púrpura do Cairo é um filme baseado na fantasia de cada um de poder interagir com a ficção, ao mesmo tempo em que critica a obsessão em fugir da realidade, por pior que ela seja.

Ficha Técnica:
Título original: The Purple Rose of Cairo
Ano: 1985
Gênero: Comédia, fantasia
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Mia Farrow, Jeff Daniels e Danny Aiello 


2 comentários: