segunda-feira, 1 de abril de 2013

Parece Hollywood, mas é melhor. Muito melhor...


Um anjo que resolve abdicar de sua posição divina em prol da esperança de um amor, da necessidade de, simplesmente, sentir. Pode até parecer uma história hollywoodiana, mas é melhor.
Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin) é um franco-alemão ocidental de 1987 que narra a disputa de um anjo entre o divino, a possibilidade de uma existência eterna, e o humano, uma vida limitada, mas repleta de sensações e sentimentos que um anjo jamais seria capaz de compreender e sentir.
O filme se passa em uma Berlim devastada no pós-guerra. Lá, um batalhão de anjos zelam pelas almas perdidas. Eles ouvem tudo o que pensam e sabem tudo que sentem os humanos, mas não podem sentir as dores e alegrias terrenas.
Porém um dos anjos, Damiel (Bruno Ganz), acaba se apaixonando por uma mulher, a trapezista Marion (Solveig Dommartin). Para poder tocá-la, precisa abandonar sua condição divina e aceitar a limitada vida humana. É neste momento que surge Peter Falk, um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos.
O filme conta com a direção de Ernst Wilhelm "Wim" Wenders, que desde 1996 é presidente da Academia de Cinema Europeu. Em Asas do Desejo, o diretor traz uma lentidão cercada de imagens em cor e preto-e-branco, focalizando o olhar de anjos e homens. 
Der Himmel über Berlin conquistou diversos prêmios, dentre os quais se destacam: Prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes e Prêmio da Audiência de melhor filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1988, além de ter sido indicado à Palma de Ouro e ao prêmio de melhor filme em língua não inglesa no BAFTA.
Ficha Técnica:
Título Original: Der Himmel über Berlim
Ano: 1987
Gênero: Drama  
Direção: Win Weders
Roteiro: Win Wenders, Peter Handke
Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sanders, Curt Bois, Peter Falk e Nick Cave


Um comentário:

  1. ok a informação sobre a academia. gostaria de ler mais sobre o diretor, pensando um pouco no diretor-autor.

    ResponderExcluir